9/07/2011

exodo

Êxodo quer dizer "saída", e este livro trata do acontecimento mais importante da história do povo de Israel, isto é, a saída dos israelitas do Egito, onde eram escravos. O livro tem quatro partes principais: 1) A libertação dos hebreus; 2) a viagem até o monte Sinai; 3) o acordo de Deus feito com o seu povo no monte Sinai, onde Deus lhe deu as leis morais, civis e religiosas; 4) a construção de um lugar de adoração para o povo de Israel e as leis a respeito do sacerdócio e da adoração de Deus.

Acima de tudo, este livro descreve o que Deus fez, como ele libertou o seu povo e como, daquela gente, ele formou uma nação cheia de esperança no futuro.

A figura humana central do livro é Moisés, o homem a quem Deus escolheu para tirar o seu povo do Egito. No capítulo 3 lemos como Deus chamou Moisés e lhe revelou o seu nome sagrado "EU SOU QUEM SOU". O trecho mais conhecido do livro é a lista dos dez mandamentos, no capítulo 20.

Segundo Livro do Antigo Testamento.

Autor: Moisés, por volta de 1.440 A.C.

Período histórico abrangido: desde a provação dos filhos de Israel no Egito, passando pela saída (êxodo) para a terra prometida até os acontecimentos da caminhada do povo no deserto (1.446 A.C.).

Total de Capítulos: 40

Em Êxodo estão registrados os maiores milagres do AT, como:

1A sarça ardente que não se consome (Ex 3)

2 Poderes divinos concedidos a Moisés (Ex 4)

3 As dez pragas sobre o Egito (Ex 7-12)

4 A passagem do Mar Vermelho (Ex 14.15-31)

5 O Maná e as provisões alimentares no deserto (Ex 16)

Personagens principais: Deus (Libertador), Faraó, Moisés (líder do povo), Arão (sacerdote).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deus Abençôe